Débora Queiroz – Ensaio Fotográfico Plus Size

Débora Queiroz – Ensaio Fotográfico Plus Size

“Entendi que uma mulher é bonita independe do peso, e que a beleza está num conjunto de coisas: maturidade, autoconhecimento, confiança…”

Muitas mulheres nos procuram apenas para se sentirem poderosas, deslumbrantes. Se sentirem felizes em seus próprios corpos. Débora Queiroz nos procurou para se identificar como uma dessas mulheres.
Aos 37 anos, resolveu dar uma guinada em sua vida e investir em sua beleza. E que beleza gente! Débora Queiroz chegou e foi para a produção de moda, mas quando saiu ela não era a professora de inglês, mãe de duas garotinhas lindas. Ela era ela mesma, ainda cheia de vergonha, mas mais bela do que nunca.
Questionei quem ela era antes de ser clicada pela Adriana Líbini, e a resposta foi surpreendente:
“Eu não me conhecia. Me olhava no espelho e não me via. Apagava aquela imagem real e sobrepunha uma outra, de algum outro corpo “perfeito” e chorava por aquela não ser minha realidade. Não conseguia ver a beleza das minhas curvas, dos meus quadris largos, das minhas coxas grossas, e nem na cor branca da minha pele. Isso acontecia desde que me vi como menina, com uns 7 anos, mais ou menos. Então foram 30 anos de sofrimento contínuo. Essa luta contra o corpo passou de bisavó para avó, de avó para mãe e de mãe para mim. E aqui vai parar. Não vou passar isso para frente. Esse é meu maior objetivo. Fazer com que minhas filhas se amem por serem quem são e nunca impor padrões para que se sintam bonitas, porque não irão se sentir assim, se o caminho for sacrificante e dolorido”.
É difícil se olhar no espelho e se achar bonita? Não! O difícil é olhar para o espelho e reconhecer que aquilo que vemos é bonito, mesmo sendo diferente do que vemos nas capas de revistas. Padrões são feitos para nos formatar, nos forçar a seguir o mesmo caminho, todos juntos, em direção à infelicidade.
Débora nos conta uma memória: Lembro de uma imagem, num quadro de uma academia que eu fazia com a minha mãe. Um corpo “sarado” de mulher e a palavra determination, que significa determinação em Português. Minha mãe olhava para essa imagem, olhava para mim e dizia “Determinação filha, determinação!” E eu lá, com os meus “fenproporex” na cabeça, meu corpo magro e rosto pálido, olhava para aquilo e sentia ódio daquele quadro e daquela palavra. Ela, minha mãe, estava fazendo o melhor, queria me ver feliz, pois também não conhecia a aceitação, e achava que aquilo era o ideal para mim. Mas hoje sabemos que não é. O lado bom disso, é que depois de 20 anos estou aqui escrevendo tudo isso e sonhando com a felicidade das minhas filhas, assim como de todas as mulheres. Porque merecemos!”
Foi então que surgiu a pergunta: De onde veio este empoderamento e esclarecimento quanto ao próprio corpo? E nossa diva inspiradora nos contou que conheceu o mundo do Plus Size quando abriu os olhos para fora da caixa do padrão: “Poder me identificar com mulheres parecidas comigo, fazendo sucesso, lindas e famosas, foi uma abertura de mente enorme que me fez pensar: Opá! Não estar no ‘padrão’ que estamos sempre tentando seguir, também é legal. Fiquei feliz de ver que esse mundo Plus Size é tão grande, principalmente porque tenho duas filhas, e quero que elas cresçam sabendo que elas são lindas independente de qualquer coisa. Que podem ser vaidosas e se vestirem bem sempre que quiserem, e quando não quiserem ok também. Vai ser ainda assim uma luta? Vai. Mas estou preparada!”
Além disso, Débora Queiroz lembra que hoje todas as mulheres “tem o direito de usar roupas lindas e serem lindas, coisa que na minha infância e adolescência não acontecia. Comecei nessa jornada por minhas filhas, e agora estou aqui, me gostando mais a cada dia. Isso é um presente. Não faço apologia à obesidade, acredito que as mulheres possam querer (ou não) perder peso por motivos infinitos, mas que nesse caminho sejam felizes”, independente do manequim que cada uma usa.
“Essa jornada no mundo Plus Size, também me fez refletir sobre algo triste: eu já pesei todos os quilos que eu pude pesar, do mais baixo ao mais alto, e com nenhum deles eu estava feliz, nunca me sentindo bonita. Me sacrifiquei com remédios proibidos, restrições alimentares, cirurgia e para quê? Até onde tudo isso vale a pena se não somos felizes? Não vale a pena. A aceitação é o primeiro passo para a mudança, seja grande ou pequena. Tem que vir de dentro”, explicou Débora.
[tg_thumb_gallery gallery_id=”16921″ width=”210″ height=”210″]
Além do mais, “A Adriana Líbini, é demais! Dirigiu a sessão de fotos com maestria. Me deixou muito à vontade e segura de mim. Sempre me colocando para cima, para que eu confiasse no meu potencial. Demos muitas risadas, nos divertimos! O sentimento que ficou após as fotos foi o de ‘quero mais’ e vai ter mais, muito mais! Seu talento consegue captar o melhor de nós e o que não é tão bom, consegue transformar em beleza também. Tudo fica ainda mais belo nas mãos dela.
Agora, depois de todo esse processo, depois da produção, das fotos, o que muda por dentro? Qual o sentimento? Nossa inspiradora resume em uma palavra: Liberdade! “É libertador poder assumir as curvas, sem vergonha; é libertador não pensar em emagrecer o tempo todo. Como é bom!
Adorei me conhecer com os olhos da câmera. E agora, com meus próprios olhos, vejo beleza no meu corpo curvilíneo, que gerou duas crianças lindas, saudáveis e que as aconchega. Mas acima de tudo, é libertador saber que não sou dividida em duas partes, rosto e corpo, que sou bela no geral da minha essência. Entendi que uma mulher é bonita independe do peso, e que a beleza está num conjunto de coisas: maturidade, autoconhecimento, confiança etc”.
Créditos:
Fotografia – Adriana Líbini / Make – Karla Fernandez / Produção e Texto – Thalita Freitas

Ensaio Pin-up Plus Size

Ensaio Pin-up Plus Size A equipe da Adriana Líbini promoveu um ensaio pin-up plus size para mulheres que amam esse tema e que é tão

Leia mais »
ensaio plus size

Uma história de superação

Uma história de superação Nossa diva Giulliane Doring, 29 anos, decidiu fazer um ensaio fotográfico com Adriana Líbini para dar uma melhorada na sua autoestima

Leia mais »
WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre seu Ensaio e sobre meu trabalho ...
👋 Como posso te ajudar?