Vocês sabem como funciona o Casting para Modelos Plus Size? Na verdade,  o processo de seleção é o mesmo tanto para as modelos “tradicionais” como para as Plus Size; o que as diferencia mesmo são os critérios usados para compor o portfólio da agência. Para que vocês entendam melhor como que funciona o processo, fizemos uma lista com as perguntas mais frequentes das meninas que estão dando seus primeiros passos dentro do universo Plus Size.
O que é  Casting?
Casting é a seleção de modelos para um determinado trabalho. Ele serve tanto para as agências, na hora de selecionar quem vai fazer parte do seu banco de dados, como para as empresas, na hora de escolher as modelos para o job. Não tem como iniciar sua carreira de Modelo Plus Size sem que você faça parte doCasting de uma boa agência, porque é ela quem vai projetar a sua imagem para as marcas.
Fazer parte de um Casting é garantia de trabalho?
Não. Quem decide a modelo que vai estrelar campanhas e desfiles são as empresas. Elas entram em contato com a agência, determinam o perfil do modelo que querem (altura, manequim, cor da pele, por exemplo) e, assim, ela vai escolher, dentro do seu banco de dados, os que tem a características que o cliente pediu. Com o book e o composite em mãos, a empresa vai escolher a(s) modelo(s) para participar de seu próprioCasting, que é feito pessoalmente.  É neste processo que a empresa seleciona a modelo para o trabalho e negocia o cachê.
O que preciso ter para participar de um Casting?
Antes de procurar fazer parte de um Casting é importante ter em mãos um material fotográfico profissional. É preciso ficar atenta porque alguns lugares só aceitam seu book se ele for feito com os fotógrafos da agência.
Você vai ter que apresentar ao seu avaliador o seu book e composite, que é uma ficha  que vai conter suas medidas, características físicas, contato e algumas  fotos. Tem agências que fazem uma pré-seleção virtual, enquanto em outras é preciso levar este material pessoalmente. Com isso, a booker vai ver sua disponibilidade, seu interesse em ser Modelo Plus Size e se você se encaixa no perfil da agência.  Aí, se você for selecionada, a produtora vai te dar o suporte e orientação para que você cuide da sua imagem, e isso vai desde o cuidado com a pele e cabelos até a confecção do material de divulgação.
Atenção: você só vai pagar caso faça o book na agência.  Você não precisa pagar para fazer parte de umCasting, então, tome cuidado, existem muitas agências que só querem mesmo dinheiro e não se importam em se aproveitar do seu sonho para isto.
Como devo me apresentar no dia do Casting?
Geralmente, as agências e empresas pedem que você vá bem “natural”. Então, deixe os cabelos limpos, quase sem produção; utilize uma maquiagem bem leve, que destaque os seus pontos positivos e disfarce o que você não gosta tanto. Esteja com sobrancelhas e as unhas das mãos e dos pés feitas (base ou esmalte clarinho) e a depilação em dia.
Quanto a como se vestir, a palavra chave é simplicidade. Nada de roupas extravagantes, decotadas, com muito brilho e que chamem muita atenção. Vá de lingerie cor da pele e não se esqueça de estar com um sapato de salto, porque ele vai te deixar mais alta e com a postura mais ereta.
Como devo me comportar no dia do Casting?
Seja pontual, discreta e não falte sem justificativa; isso pode passar a impressão de que você não é uma pessoa comprometida com o trabalho. Não chegue querendo chamar atenção, porque isso não vai fazer bem para sua imagem. Caso seja reprovada, não questione a decisão dos seus avaliadores e nem peça para ser contratada. Receber um “não” de uma empresa não significa que você não serve para ser Modelo Plus Size. Lembre-se de que eles estão atrás de um perfil específico para o trabalho, então, não se preocupe, com certeza, uma hora vão precisar de alguém com as suas características para um trabalho.
Quais os tipos de trabalho que posso ser chamada pra fazer?
Tudo depende do seu perfil. No mercado da moda, não existem só as passarelas: você pode ser chamada para estrelar campanhas publicitárias, ser figurante de algum programa, participar de catálogos de Lojas Plus Size e até de comerciais.
Só posso participar do Casting de uma agência?
Depende. Algumas agências pedem contrato de exclusividade, outras, não. Mas fazer parte do Casting de várias agências não vai, necessariamente, aumentar suas chances de conseguir um job. O que determina a qualidade da agência são as marcas e empresas para as quais elas indicam modelos. Você precisa, portanto, ir atrás de uma agência que tenha bons clientes. Não vai adiantar fazer parte do banco de dados de várias agências que dificilmente vão te arranjar um trabalho legal.

WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre seu Ensaio e sobre meu trabalho ...
👋 Como posso te ajudar?