Como Fotógrafa especializada no Segmento de Moda Plus Size há muitos anos, venho recebendo várias perguntas sobre Como se tornar Modelo Plus Size Profissional? Decidi então ajudar você que tem interesse de se tornar uma Modelo Plus Size Profissional e realizar seu sonho.
São 5 Perguntas e Respostas que eu tenho para você:

Você acha que basta ser Gordinha para se tornar Modelo Profissional? Infelizmente, não é assim que funciona o mercado. Assim como em qualquer profissão, ser Modelo Plus Size Profissional exige muita dedicação, paciência, persistência e, como na chamada “Moda Tradicional”, um padrão estético.
Altura: A partir de 1.65 m*
* A altura é importante sim, mas nem sempre seguimos a risca sobre isso. Pois existem meninas com potencial incrível que abrimos mão da altura para mostrar ao mercado que a altura nem sempre pode te reprovar. Tenho clientes com 1,60 m, que trabalham como modelos, como por exemplo a Katia Dornelas , que você pode conferir o ensaio maravilhoso dela aqui e ela tem 1,61 m
Manequim: A partir do 44 até o 52
Idade: A partir de 16 anos
Com o termo Plus Size no Brasil ainda é recente, fica visível que há uma divisão na escolha das modelos e nos Manequins. Lojas de Departamentos e Grandes Magazines preferem modelos com o Manequim do 44 ao 48, já as Lojas Especializadas em Moda Plus Size preferem Modelos com o Manequim entre o 46 ao 52.

Beleza é fundamental porém é algo muito relativo. Eu posso não gostar do Perfil de uma Modelo e o Mundo Fashion pode Ama-la. No mercado de Moda a sua aparência é algo que pode ser discutido por horas, dias, meses e anos. Por mais que a “Grande Mídia” faça uma pressão sobre a Beleza para as Modelos, este é o único quesito que não tem algo 100% definido no mercado “Tradicional” e “Plus Size”. Para que as empresas possam te contratar tudo vai depender da intenção que ela “Marca” ou “Produto” tenha como público alvo. Além disso está cheio de Homens e Mulheres andando pelas ruas com um potencial enorme, mas que podem estar escondidos atrás da falta de conhecimento em se vestir e como se comportar, não sabendo o potencial que tem para este mercado.

Para que você possa entender melhor, antes de pisar nas tão sonhadas passarelas e estampar as Grandes Revistas de Moda, pense antes sobre o quanto você está disposta a investir na sua carreira. Quando falo em investimento não falo apenas em Dinheiro, mas também em Tempo e Dedicação, pois são elementos que você terá que ter de sobra para trilhar a sua carreira de sucesso no mundo da Moda. Após isso você terá que passar por um processo de fotogenia realizando seu material fotográfico em um excelente ambiente profissional.

Como iniciante é fundamental que você tenha um bom Material Fotográfico para começar a sua carreira com tudo!
O Ensaio Fotográfico ou Book Fotográfico deve ser realizado por um Profissional que atue no segmento de Moda, isso é fundamental pois o Fotógrafo da área já pode avaliar seu desempenho e te dar dicas do que você deve corrigir, e treinar para o próximo Ensaio que poderá ser o seu 1º Trabalho. Além disso está etapa é fundamental para que você conheça os processos que envolvem um Ensaio Fotográfico Profissional e como será o seu dia a dia de Modelo Profissional.
Neste primeiro Ensaio você deve exigir do Fotografo Profissional os seguintes materiais:
Fotografia Profissional
Direcionamento de Poses (Somente Profissional de Moda pode extrair o que o Mercado espera de você)
Produção de Moda (Roupas, assessórios e calçados)
Produção de Beleza (Maquiagem e Cabelo)
Composite Impresso e Virtual (Cartão em Formato Postal com suas 05 melhores Fotos, Medidas e Contatos)
Pasta Book Portfólio (Uma pasta com as 15 melhores imagens do seu Ensaio Fotográfico)
É através deste material que as Empresas, Booker’s e Agencias, irão avaliar o seu perfil e contratá-la. Para quem for contrata-la e veja todo seu potencial, é preciso, primeiro, investir em um excelente material fotográfico.  Se a qualidade do material não for boa, isso já se torna em um ponto negativo para o início da sua carreira como Modelo Plus Size. Tenha em mente que a imagem é o seu principal cartão de visita. Um material de excelente qualidade, então, se torna um diferencial, principalmente para modelos iniciantes.
“CUIDADO” esta é uma etapa delicada, infelizmente no mundo da prestação de serviços você pode comprar algo que não servirá para iniciar sua carreira como Modelo Profissional, por isso é bom que você peça recomendações sobre a empresa que irá contratar e de outros clientes já atendidos por ela. Pesquise tudo o que puder sobre o profissional que escolher contratar.
O investimento que você irá fazer em um Ensaio Fotográfico Profissional no mercado atual está entre R$ 1.500,00 há 5.000,00 reais dependendo das opções que você escolher e o Fotografo Profissional oferecer para o seu Ensaio.

Mesmo com toda sua Beleza, Potencial e Material Fotográfico, não espere dos primeiros Jobs uma desenvoltura muito profissional ou um cachê bem generoso. A confiança das Lojas Plus Size, Agências de Modelo e o reconhecimento por parte do mercado vem somente com o tempo. Por isso é essencial você ter em mente que irá precisar se preparar e investir também em cursos de Passarela, Auto Maquiagem, Expressão Corporal, e etc …
Quando procurar por agência de modelos, pesquise muito e veja se aquela escolhida é séria e profissional, pois da mesma forma que existem ambientes fotográficos não confiáveis, agências tem de monte também.
Mande e-mails para Castings e Seleções com seu Composite atualizado e tenha muita, mas muita paciência, pois para que as lojas comecem a te chamar, isso demanda tempo. Então se prepare e confie.
Neste período tome cuidado para não fazer mudanças bruscas como mudar a cor dos cabelos, emagrecer ou engordar muito, pois seu Material Fotográfico irá vender sua imagem hoje, caso mude, renove seu portfólio, no caso seu material e atualize seus contatos.
Primeiro, é preciso adquirir experiência e dar sempre o melhor de si, e o seu sucesso virá naturalmente. Não pense, no entanto, que isso é exclusividade do mundo da Moda Plus Size, pois grande parte das modelos magras que hoje são famosas também ralaram muito para chegar onde estão. Portanto, não desista, o começo sempre é o mais difícil, mas, lá na frente, você saberá que valeu a pena enfrentar tudo com muita garra e determinação.
Por fim, antes de abraçar esta decisão, fique ligada ao mercado da Moda Plus Size, já que o seu conhecimento deste universo, de suas vantagens e obstáculos, será um diferencial na hora de gerenciar essa nova etapa da sua vida.
Por isso, meninas, vivam esse sonho da melhor forma possível, sejam o que vocês sempre sonharam em ser! Aproveite intensamente esta experiência, quem sabe você não é a próxima estrela do mundo Plus?

WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre seu Ensaio e sobre meu trabalho ...
👋 Como posso te ajudar?