Olá, meninas! Ser Modelo Plus Size não é brincadeira, é um compromisso sério. Por ser uma profissão como qualquer outra, a carreira exige dedicação, perseverança e na qual é constante evolução. Por isso, vou falar aqui sobre um registro que é essencial para trabalhar no mundo da moda; Ele se chama DRT e, apesar de ser mais conhecido entre os atores e atrizes, é fundamental para que se consolide uma carreira de sucesso como modelo.

DRT é um registro profissional tirado na Delegacia Regional do Trabalho, emitido pelo Ministério do Trabalho, que serve para te autorizar a trabalhar como modelo profissional. O que acontece com muita freqüência é que muitas Modelos Plus Size acreditam que, por fazerem apenas pequenos trabalhos em empresas de pequeno porte, não precisam do documento. Mas, se esta profissional quer realmente se destacar no Mercado da Moda Plus Size, trabalhando para grandes marcas e em desfiles, é importante que ela possua este registro.

Porque este, estando registrada, você estará regulamentada para trabalhar como uma Modelo Plus Sizeprofissional; você precisa estar trabalhando de forma legal para ser contratada por grandes empresas e desfiles. Na década de 70 foi criada uma lei que regulamenta as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões e exige que os profissionais que queiram trabalhar em trabalhos de TV, cinema e publicidade sejam registrados na Delegacia Regional do Trabalho. Desde 1986, o Ministério do Trabalho colocou a profissão de Modelos e Manequins na mesma categoria que o de artistas; para a lei, portanto, não há diferença entre essas profissões no que compete à regulamentação.

Primeiro, meninas, é preciso ter alguma formação na área, ter realizado cursos necessários para uma Modelo Plus Size que mostram que você é capacitada para trabalhar na área. É importante ressaltar que você precisa apresentar fotos profissionais e passar por um teste de passarela e fotogenia ministradas pelo conselho de capacitação. O que diferencia este registro dos de outras profissões é que ele não é feito nos Ministérios do Trabalho e, sim, no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED), que está presente em todos os estados brasileiros. Após o seu pedido ter sido aprovado, você terá o DRT provisório, que tem a validade de um ano. Para conseguir o definitivo, é necessário que a Modelo Plus Size realizar algum trabalho na área nestes doze meses.

• Carteira de Trabalho – cópia comum – foto e verso
• CPF – cópia comum
• RG – cópia comum
• Título de Eleitor – cópia comum
• Comprovante de endereço (água, luz, telefone – cópia comum)
• Portfólio atualizado
• Certificado do Cursos de Modelo e Manequim
• Comprovação de conclusão do 2º grau (intermediário) copia comum
• Taxa de entrada de processo (a consultar no SATED)
E aí, meninas, o que acharam da dica? Conte pra gente nos comentários!

WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre seu Ensaio e sobre meu trabalho ...
👋 Como posso te ajudar?