Olá, meninas! Nos dias 29 e 30 desse mês a PUC-SP realizou o II Encontro de Pesquisas de CCM (Comunicação e Criação nas mídias). Ontem teve uma mesa só de mulheres, na qual discutiram sobre o corpo, principalmente sobre os padrões de beleza e como que o mundo em que vivemos pressiona a mulher para que ela seja “perfeita”.
E com esses assuntos em pauta, a nossa TOP Keka Demétrio, que possui um blog há cinco anos onde ajuda mulheres a se aceitarem a resgatarem a autoestima, foi convidada pela pesquisadora Patrícia Assuf para debater sobre o assunto e, claro, apresentar um pouco do seu trabalho.
O tema que a blogueira tratou foi a importância das redes sociais na autovalorização das mulheres acima do peso. Nome grande, né? Mas eu explico pra vocês. A TOP começou a palestra contando um pouco de sua história, desde o preconceito que sofria na adolescência até o momento em que decidiu criar o blog e procurar as redes sociais para ajudar as mulheres.
Ela falou bastante sobre a discriminação que as pessoas acima do peso sofrem, principalmente pela própria família, e como que a mídia e a sociedade contribuem para que nós nunca nos sintamos bonitas o suficiente. “O mercado em geral faz questão de te dizer em todos os momentos que você é ruim, que você é feia. Aí a gente começa a se destruir, a achar que o corpo é o centro da nossa vida”, conta.
Mesmo sendo um assunto sério, a TOP o tratou com muita descontração, chegando a arrancar risos da plateia.
Os 20 minutos que ela teve para falar foi pouco, mas ela conseguiu dar o recado. No fim, ela ressaltou que ama o que faz e ainda deixou mensagens de autoestima que valem para todas nós, não só as que estão acima do peso. “Eu não faço apologia à obesidade, mas, sim, à felicidade. Eu acho que as pessoas tem o direito de serem felizes independente do tamanho”, conclui.
Créditos: Texto e imagens: Letícia Gomes
Agende já seu ensaio:
[formcraft id=’7′]