Iniciativas criativas que desafiam os padrões de beleza

Apesar de alguns tempos pra cá estarmos presenciando diversos movimentos que promovem a auto aceitação e o amor próprio, a maioria de homens e mulheres ainda deseja parecer mais bonita, mais jovem e mais magra. Para isso, abrem mão de tratamentos de pele, cabelo e dietas que chegam a colocar em risco a própria saúde. Mas será que as pessoas que realizam esses procedimentos só estão preocupadas em aumentar a autoestima? É uma resposta bem delicada, mas eu diria que não. E por que?
Porque desde pequenas nós somos condicionadas a seguir um padrão estético que visa a “perfeição”; ou seja, pele sem manchas, cabelos alinhados e sem frizz, um manequim sequinho…Rugas nem pensar! Sem falar das espinhas, que são o pesadelo dos adolescentes.
Nos deixar insatisfeitos com a nossa autoimagem é o que move as empresas que obtém lucro promovendo imagens de pessoas perfeitas. O que acontece é que ninguém é “perfeito” igual mostram os comerciais e revistas, então as empresas que fazem parte da indústria da beleza utilizam muito Photoshop para que suas modelos pareçam impecáveis.
Sabendo disso, a fotógrafa holandesa Juuke Schoorl produziu um ensaio fotográfico diferente. Ao invés de manipular digitalmente suas fotos para esconder as “imperfeições” das pessoas que fotografou, ela utilizou materiais como fios de nylon e adesivos para evidenciar em seus modelos justamente o que o photoshop tenta esconder.

Veja nas imagens abaixo:

Ensaio fotográfico REK
Foto: Juuke Schoorl

Fotógrafa utiliza fios de nylon para evidenciar as imperfeições estéticas
Foto: Juuke Schoorl

Iniciativas criativas que desafiam os padrões de beleza
Foto: Juuke Schoorl

Ensaio REK desafia os padrões de beleza
Foto: Juuke Schoorl

Outra iniciativa muito interessante é a do designer Nickolay Lamm, dono da frase inspiradora: “Cada um de nossos corpos é diferente, por isso não deve ser aspirante a algum padrão idealizado”.
No começo deste ano, ele criou bonecas com medidas mais reais (chamada de “barbie normal”) e, agora, passou a vender adesivos para as mesmas, que imitam estrias, acnes e machucados.Esses adesivos estão disponíveis para a compra no site da marca do designer, e custam cerca de US$ 6 (com 38 adesivos).
Designer cria adesivos de sardas para bonecas
Foto: Nickolay Lamm

Barbie normal possui estrias, acnes e machucados
Foto: Nickolay Lamm

Barbie "real" desafia os padrões de beleza
Foto: Nickolay Lamm

Designer Nickolay Lamm desafia os padrões de beleza
Foto: Nickolay Lamm

E aí, meninas, o que acharam destas iniciativas? Realmente acham que essas iniciativas podem mudar a visão das pessoas a respeito dos padrões de beleza?

Texto: Letícia Gomes

Agende já seu ensaio:

[formcraft id=’7′]
 

Compartilhe nas redes sociais:

Ensaio Pin-up Plus Size

Ensaio Pin-up Plus Size A equipe da Adriana Líbini promoveu um ensaio pin-up plus size para mulheres que amam esse tema e que é tão

Leia mais »
ensaio plus size

Uma história de superação

Uma história de superação Nossa diva Giulliane Doring, 29 anos, decidiu fazer um ensaio fotográfico com Adriana Líbini para dar uma melhorada na sua autoestima

Leia mais »
WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre seu Ensaio e sobre meu trabalho ...
👋 Como posso te ajudar?