Tem coisa errada aí! – Ditadura da beleza

Já faz alguns meses que essas fotos estão circulando na internet, mas, como já disse antes em um post, nunca é tarde para falar de certas polêmicas, certo? Com as notícias recentes, é de esperar um reflexão sobre os padrões que são colocados sobre nós.
Os casos de manipulação (no mal sentido, ok?) da imagem no photoshop tem sido cada vez mais frequentes. Em agosto, a modelo australiana Meaghan Kausman se revoltou quando se viu mais magra em um ensaio para a marca de biquínis Fella Swim.
“Meu corpo foi drasticamente modificado, afinando minha barriga e coxas em uma tentativa de me encaixar no ideal cultural de beleza. Acima é a versão da marca, abaixo é a versão real. Meu corpo é um tamanho 8, não é um tamanho 4. Esse é o meu corpo! Eu me recuso a ficar quieta e permitir que qualquer empresa ou pessoa perpetue a crença de que “mais fino é melhor.”, colocou ela em seu Instagram.

modelo australiana aparece mais magra em um ensaio de moda praia

Semana passada tivemos o exemplo da Preta Gil que foi, novamente, vítima do mal uso (intencional?) do photoshop. Da última vez, na campanha da C&A, a cantora ficou desproporcionalmente magra e, desta vez, na capa da revista Moda Moldes, ficou branca.
A cantora, que tem orgulho de ser negra e gordinha, teve a mesma reação da modelo e se revoltou nas redes sociais. E com razão, não acham?

Preta Gil é vítima do photoshop de novo!

Casos como o da Preta Gil e o da modelo Meaghan Kausman são comuns em uma sociedade que reverencia certas características físicas como sendo as ideais. Pele clara, cabelos lisos e, de preferência, um manequim 36, obrigada.
Não quero dizer que ser assim seja errado ou feio, longe disso. Mas por que colocar essa aparência como ideal para todas as mulheres? Nós somos seres humanos, diferentes uns dos outros, e não bonecas de produção.Isso nos faz pensar, não é? Por que nos esforçamos tanto para nos enquadrar em um padrão que quer anular nossa beleza natural?
Nada contra o tratamento de imagem, que serve para tirar manchas, celulites e aquelas estrias que nos incomodam; mas quando este recurso é utilizado para transformar totalmente a aparência de alguém para que ela se encaixe em um padrão estético, percebemos que existe uma séria deficiência em nossa sociedade. Deficiência esta que faz com que nós, mulheres, nos sintamos inadequadas em um mundo que idealiza a “perfeição”.
É exatamente isto que faz com transtornos mentais relacionados a imagem atinjam cada vez mais mulheres onde a busca pela aparência ideal é potencializada pelos meios de comunicação.
O que deveriam nos dizer é que cada uma de nós tem uma beleza única e que MERECE ser valorizada. Não existe tipo de corpo, cabelo ou cor de pele que seja melhor ou mais bonito que o outro.
Padrões são construídos socialmente e variam de tempos em tempos, de lugar para lugar. As fotos da fotógrafa e jornalista Esther Honig mostram exatamente isso. Ela mandou sua imagem para ser tratada por 40 artistas digitais, de mais de 25 países diferentes, e orientou-os para que a tornassem “bonita”. E, olhe o resultado, por acaso saíram iguais?

Esther Honig tem foto tratada em mais de 20 países
Fotos: estherhonig.com

Isso prova, meninas, que não existe um ideal de beleza que valha para todos os lugares e para todas as pessoas.
O nosso corpo, cor de cabelo, maquiagem, jeito de se vestir, tudo isso revela quem somos. Seja você, em todas as circunstâncias e momentos, não se rendam a “moldes” que anulam a sua personalidade e o seu jeito de ser. Você é a melhor versão de você mesma, acredite nisso, hoje e sempre.
Créditos: Texto – Letícia Gomes| Fotos – Divulgação

Agende já seu ensaio:

[formcraft id=’7′]
 

Compartilhe nas redes sociais:

Ensaio Pin-up Plus Size

Ensaio Pin-up Plus Size A equipe da Adriana Líbini promoveu um ensaio pin-up plus size para mulheres que amam esse tema e que é tão

Leia mais »
ensaio plus size

Uma história de superação

Uma história de superação Nossa diva Giulliane Doring, 29 anos, decidiu fazer um ensaio fotográfico com Adriana Líbini para dar uma melhorada na sua autoestima

Leia mais »
WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre seu Ensaio e sobre meu trabalho ...
👋 Como posso te ajudar?